20080808

Orgulho...


Hoje viajei pelo sul, pelo meu Alentejo... E enquanto atravessava aquelas planícies e observava o restolho dourado, falava com o orgulho dos costumes típicos alentejanos... Também tenho boas vivências no norte e aspectos nortenhos que adoro acima de tudo, o que me deixa muito dividida quando me perguntam de que região gosto mais!
Partindo, como base, de um
anúncio a uma marca de azeite (devia receber alguma comissão pela publicidade que aqui estou a fazer), adaptei algumas palavras para lhe dar uma diferente conclusão:

Dando uso à vista…
Temos a luz de Lisboa…
Temos as encostas do Douro… do Tejo e do Alentejo…
Temos a calçada dos passeios… os azulejos da parede…
Estimulando o ouvido…
Temos o choro da guitarra e o pranto do fadista…
Temos os pregões das mulheres do bulhão e a pronúncia de norte a sul…
Temos a fúria de espuma das ondas e o grito do golo…
Provocando o tacto…
Temos o sol de Inverno a bater na cara…
Temos o barro a ganhar forma entre os dedos…
Temos o rosto queimado da minha mãe e a mão áspera do meu pai…
Temos tudo isto… E ainda temos o gosto… temos a nossa gastronomia única e saborosa…

Então se temos tudo isto porque ainda não parámos de lamentar os ordenados, os aumentos dos impostos, o mau atendimento do sector público? Ás vezes parece que só nos orgulhamos de ser Portugueses nos campeonatos de futebol…

Se temos tudo isto, eu vou orgulhar-me de estar em Portugal…

2 comentários:

Sol disse...

LOL Não abuses! Eu tb gosto mt de Portugal, sem dúvida! Dos costumes, do Tejo e do Alentejo (Évoraaaaaaaaaa) mas... Nós não comemos os costumes, nem as mãos do pai e da mãe. É por isso que eu prefiro ser das que, às vezes, se queixam. Queixo-me de anos de estudo para ir ganhar uma miséria e ser explorada, queixo-me pq todos os dias a injustiça nos passa pela frente e não há como fugir dela. Queixo-me pq até aqueles que têm orgulho acabam por ter que fugir daqui... (E sim, eu sei q a parte espanhola da minha pessoa me torna suspeita mas tu sabes que, lá no fundo, estou mais portuguesa que eu sei lá...)! =) *

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,