20070709

Infância...



"Nasceste antes de 1986?
Então lê isto...
Se não...lê na mesma...
Esta merece!!!!!

Deliciem-se...

Nascidos antes de 1986. De acordo com os reguladores e burocratas de hoje, todos nós que nascemos nos anos 60, 70 e princípios de 80, não devíamos ter sobrevivido até hoje, porque as nossas caminhas de bebé eram pintadas com cores bonitas, em tinta à base de chumbo que nós muitas vezes lambíamos e mordíamos.
Não tínhamos frascos de medicamentos com tampas "à prova de crianças", ou fechos nos armários e podíamos brincar com as panelas.
Quando andávamos de bicicleta, não usávamos capacetes.
Quando éramos pequenos viajávamos em carros sem cintos e airbags, viajar à frente era um bónus.
Bebíamos água da mangueira do jardim e não da garrafa e sabia bem.
Comíamos batatas fritas, pão com manteiga e bebíamos gasosa com açúcar, mas nunca engordávamos porque estávamos sempre a brincar lá fora. Partilhávamos garrafas e copos com os amigos e nunca morremos disso.
Passávamos horas a fazer carrinhos de rolamentos e depois andávamos a grande velocidade pelo monte abaixo, para só depois nos lembravamos que esquecemos de montar uns travões. Depois de acabarmos num silvado aprendíamos.
Saíamos de casa de manhã e brincávamos o dia todo, desde que estivéssemos em casa antes de escurecer. Estávamos incontactáveis e ninguém se importava com isso.
Não tínhamos PlayStation, X Box. Nada de 40 canais de televisão, filmes de vídeo, home cinema, telemóveis, computadores, DVD, Chat na Internet.
Tínhamos amigos - se os quiséssemos encontrar íamos á rua.
Jogávamos ao elástico e à barra e a bola até doía!
Caíamos das árvores, cortávamo-nos, e até partíamos ossos mas sempre sem processos em tribunal.
Havia lutas com punhos mas sem sermos processados. Batíamos às portas de vizinhos e fugíamos e tínhamos mesmo medo de sermos apanhados.
Íamos a pé para casa dos amigos. Acreditem ou não íamos a pé para a escola; Não esperávamos que a mamã ou o papá nos levassem.
Criávamos jogos com paus e bolas.
Se infringíssemos a lei era impensável os nossos pais nos safarem. Eles estavam do lado da lei.
Esta geração produziu os melhores inventores e desenrascados de sempre.
Os últimos 50 anos têm sido uma explosão de inovação e ideias novas.
Tínhamos liberdade, fracasso, sucesso e responsabilidade e aprendemos a lidar com tudo.
És um deles?
Parabéns!
Sim, estás a ficar velho heheheh , mas tivemos uma infância do caraças..."

Estas palavras são um excerto de um e-mail que recebi...
É incrivel como me identifico com cada palavra e como revejo a minha infância em cada frase...
Fiquei tão nostalgica que não resisti em postá-lo...
As crianças hoje estão tão protegidas e têm uma educação tão diferente daquela que eu tive que às vezes sinto que estou mesmo a ficar mais velha...
Mas uma coisa é certa, tive uma "infância do caraças"...


3 comentários:

Unknown disse...

Felizmente todos tivemos uma "Infancia do caraças", mas o que me preocupa mais neste momento, que já somos considerados "cotas" (assim parece pela tua conversa lol) , sao estas crinaças, esta nova geração, que nao vai saber o que é divertimento, porque as unicas coisas com quem têm algum tipo de interactividade, é com um ecrã de 17" ou com uma caixa preta mto engraçada com jogos mto pouco didácticos e onde está o principio da invençao, da construção, da amizade? Escondida em parte incerta. Porque se continuar assim, estas crianças nunca saberao a dor da liberdade e o cheiro de sangue. Coisas verdadeiramente necessárias para uma criança. E o primeiro beijo? Será que alguma vez vão ter consciencia da importancia ou apenas será algo mais comum como que verão na nossa simples e egocentrica "caixa mágica"? Saberao o que é o Amor? Saberão o que é a Liberdade? Saberão o que é...Pensar, escrever, discutir, argumentar? Para isso serão precisos os pais, a comunidade e todos nós (cotas) para lhes ensinarmos que a vida de uma criança não se encontra em quatro paredes e numa caixa terrivelmente egocentrica e anti-didactica. Apesar de muitos de nos gostarmos de vermos televisao, teremos de os ensinar a "Filtrar". E é daí que parte tudo.

Mónica disse...

é verdade que hoje em dia as crianças não fazem metade do que nós faziamos!:P..se deixassemos cair uma goma do chão, não tinhamos quaisquer problemas em apanhar, mesmo que tivesse na terra,para depois comer!...era saudável....vitamina P (porcaria)..ainda tou viva :P
Adorei a minha infançia pk tb a partilhei contigo :D

Anónimo disse...

É sem dúvida uma pena que as crianças hoje em dia não andem tanto na rua como antigamente. Na minha rua uma criança recentemente fez anos e não vi crianças nenhumas na festa!!!! Como é possível? Já não há sandes em triângulo, rebuçados na mesa, brincar toda a tarde, a mãe a pedir para não andar a correr, as roseiras partidas pela bola... são tantas as memórias que não há espaço para as contar.
Eu compreendo que todos os dias vemos na televisão crianças a desaparecer e também compreendo que as famílias de hoje estão estruturadas de forma diferente, sem avós ou mães domésticas para tomar conta das crianças, mas não compreendo que ainda continuem a querer dar aos filhos o que os pais não poderam dar. Mas desde quando é preciso um monte de brinquedos caros para uma criança se divertir? Se não têm paciência para as crianças e querem-nas sempre sossegadas isso é outro assunto...
Tenho a certeza que as crianças de hoje crescerão igual a nós, mas com pouca capacidade de trabalhar em equipa, terão infâncias muito solitárias, sem aventura, as coitadinhas.