20060920

Indiferença...


Antes de mais gostaria de pedir desculpa a todos os meus fieis visitantes (e até mesmo aos infieis) pois regressei a Évora e a partir de agora os posts não aparecerão com a mesma frequência que apareciam antes... Mas sem mais demoras, cá vão mais palavrinhas:

"«Primeiro vieram os comunistas, mas não me importei porque não era comunista/ em segundo levaram alguns operários, mas a mim não me afectou porque não era operário/ depois prenderam sindicalistas, mas não me incomodei porque nunca fui sindicalista/ logo a seguir chegou a vez de alguns padres, mas como não sou religioso também não liguei/ agora levaram-me a mim e quando percebi, já era tarde.»

Desde pequenina sei este poema, o meu pai ainda o tem lá colado numa parede do trabalho dele. É de um senhor alemão chamado Bertole Brecht e foi escrito num tempo em que levavam as pessoas por razão nenhuma e às outras, quase todas, não importava, a cada uma pelas suas razões.
O que ele me ensinou, o meu pai e o poema colado na parede, foi que é imperativo que nos importemos. Até porque um dia também podem levar-nos a nós e vamos querer que alguém se importe. Os que ontem assobiaram para o ar hoje pedem que alguém se solidarize e os que hoje não se manifestam amanhã vão considerar infame a indiferença que os rodeia.
Ninguém disse que era fácil. Se fosse fácil, não haveria alturas em que chamamos heróis àqueles que se limitam a fazer o que está certo, a honrar os seus principios. Se fosse fácil, este poema não existia ou teria deixado de fazer sentido. Mas muito mais difícil é entender que seja preciso gritá-lo cada vez mais alto, porque ninguém o ouve, ninguém o leu, ninguém se incomodou em aprender-lhe a moral."


Adaptado de uma crónica de Catarina Pires...
Também tenho o poema colado na parede do meu quarto e chegou a altura de partilhá-lo, de gritá-lo para que haja mais pessoas a incomodarem-se...

4 comentários:

Mónica disse...

Brilhante....

Espanhol disse...

Infelizmente cada vez mais a nossa sociedade vive do individualismo, só se importam e se preocupam com as coisas que as afectam directamente.
E depois se eu não me preocupar com os outros, como é que posso pedir que se preocupem comigo?!
Nós não estamos sós no mundo, não somos as únicas pessoas que vivem neste mundo... portanto, não nos podemos preocupar só connosco e "cagar" no resto das pessoas.

E também podemos ver que qualquer um de nós pode ser um héroi, não é preciso super-poderes... basta ter a coragem de honrar os nossos principios ao fazer o que está certo...

Anónimo disse...

Como sabes tambem tenho esse poema no meu ex-quarto. Gosto muito dele.
Devo chamar a atenção de forma resumida para a localização geográfica e situação socio-cultural do país em questão porque não é assim tão simples. Os factos transportam-nos à Alemamha nazi nos anos que antecederam a segunda guerra mundial e por isso é importante sublinhar que estamos a falar de alemães, e ainda por cima durante uma época em que não se admitia livre pensamento.
Aparte a antipatia própria deste povo e a situação política o poema é muito comunista mas yambém muito lindo. Jocas
JP

Anónimo disse...

è sempre importante importarmo-nos com os outros para que também os outros se importem conosco.