20080422

As respostas certas...


Às vezes gostava de encontrar a frase perfeita para aplicar de acordo com cada situação. Não que fosse uma frase “tipo chapa”, mas algo que desse a resposta certa em cada momento, para cada pessoa. Mas a individualidade de cada pessoa e de cada acontecimento torna isso como algo impossível ou improvável, pois volta e meia lá vamos acertando na resposta correcta, mas outras vezes passa mesmo ao lado!


É interessante ver como as palavras têm um poder enorme sobre os sentimentos das pessoas… Um “mas o que pensas que estás a fazer?!” parece ser totalmente diferente de um “não seria melhor fazeres desta maneira?”… O mesmo conteúdo está lá, não deixa de ser uma pergunta… contudo, a quem compete responder, provoca sensações opostas.
Para além das usuais “cábulas” que trago no bolso, poderia trazer também uma lista de frases óptimas que desencadeasse a calma e a serenidade nas outras pessoas. Que apaziguasse a revolta, a tristeza ou qualquer outro sentimento menos bom que as preenchesse…
Só que as relações humanas não são assim tão fáceis quanto gostaríamos e o ser humano é demasiado complexo para simplificar numa simples lista de respostas rápidas e curtas!
Por isso, é preferível continuar a arriscar, em busca das respostas certas, um pouco por tentativa e erro, mas pelo menos algumas vezes sempre vamos acertando e conseguindo provocar nos outros, a calma que pretendemos.

Foi apenas uma partilha… ou talvez um desabafo…

2 comentários:

Unknown disse...

Creio que um pouco dos dois. =)

Sol disse...

Pois, essa conversa é muito de enfermagem! É muito de urgência pediátrica! Mesmo,.. Unicidade, individualidade... Cheira tudo a visão holística... Queres a minha partilha / desabafo?

Amo aquilo tudo, mesmo, de verdade! Mas hoje esteve um dia de sol lindo e eu fiquei de S.O., no escuro, no ar carregado de medos, de tristezas, de ansiedades... Fiquei lá e sabia que cá fora estava calor. Mas eu tinha o meu casaco azul vestido e a cabeça a passear entre duas realidades distintas...
A noite está quente e a rua está cheia de gente... Eu estou em casa, sozinha! Não conheço ninguém aqui. Não há café, passeios, cheiros ou carros de amigos... Estou sozinha aqui... Ainda mal... (Só custa hoje... A noite está perfeita!)

Amo-te!

Carminho