20080211

Mudar...


Mudar: (do latim mutare) v. tr. transferir de um lugar para outro; deslocar; dispor de outro modo; variar; modificar; alterar; transformar; dar outra direcção a; desviar; substituir (uma coisa por outra); renovar; v. int. tornar-se diferente do que era fisicamente ou moralmente; tomar outro aspecto; seguir nova direcção.

Todas as pessoas têm a capacidade de mudar. Podem mudar o corte de cabelo, podem mudar de casa, podem mudar de estilo, de emprego, de namorado(a), de hábitos. Podem mudar qualquer coisa, até mesmo alguns aspectos da sua personalidade.

Nem todas as mudanças têm que ser obrigatoriamente para melhor, e acontecem quando as pessoas passam por uma experiência de vida marcante ou, por vezes, quando a sua própria personalidade grita que é preciso haver uma reforma.

No fundo se não tivéssemos esta capacidade de mudar, de renovar, não nos conseguiríamos adaptar ao ambiente que nos rodeia e, no fundo, seríamos apenas pessoas que não se conseguiriam socializar, que não interagiam, não colaboravam, ou seja, seria certa a nossa extinção.

Felizmente temos esta capacidade, esta habilidade, de fazer de uma queda uma forma de aprender… de fazer de um sorriso uma maneira de encarar a vida com mais alegria…

Como me disse uma pessoa por quem tenho um grande carinho “a perfeição nunca conseguirás atingir, mas se podes ser melhor, se podes dar tudo o que tens em tudo o que fazes, então fá-lo…” E é esta mesma mudança que todos deveríamos procurar em direcção ao melhor que nós temos e que podemos dar aos outros, em direcção ao céu… sim, porque o céu é o limite…

Depois de este semestre complicado, atribulado, com muito suor, muitas desilusões, muitas lágrimas, muitas noites de estudo e trabalho “como se não houvesse amanhã”, de noitadas para desanuviar e de rápidos cafezinhos porque o tempo não dava para mais, o que não nos matou só nos tornou mais fortes, mais unidos… mudou-nos, de forma positiva (sem dúvida) e preparou-nos para conseguirmos enfrentar o que der e vier… estamos prontos!

Carminho, estas palavras são para ti… Porque este semestre foi tão atribulado para ti como para todos os que te rodearam e que sempre te apoiaram apesar do cansaço… E que estas atribulações consigam trazer para ti uma mudança, rumo não à perfeição, mas ao melhor que poderás dar de ti…

6 comentários:

Sol disse...

Só posso prometer que vou tentar! Ás vezes é mais facil usar o outro lado, o lado em tons de bruto, de bestice e arrogância. Sabes que ai sou especialista. O pior é quando vocês chegam e me fazem chorar... Meus desgraçados duma figa! Pela primeira vez tenho medo da mudança!
Amo-te!

susaninha disse...

sabes que a mudança assusta, claro que assusta (até mesmo a mim que faço aquela cara serena e sem preocupaçoes, quando no fundo o coraçao está cheio de interrogações)... mas o que custa é o inicio, é o primeiro mergulho, é o nervoso miudinho da perda...
estar acomodado ao que temos é tão mais fácil, tão mais simples... mas se não lutarmos por nós mesmos, andamos aqui a fazer o quê?

eu sei que às vezes largar estas palavras cheias de significado parece tão mais fácil, mas acredita, a susaninha que conheces hoje é sem dúvida uma susaninha já com muitas reformas em cima ;)
amo-te mana ***

Sol disse...

Tenho medo do que posso perder com a mudança... Sei que vou ganhar, crescer... Mas é tudo tão relativo. Era tão mais seguro como estava. Dei o salto... Sei que dei... Agora preciso de encontrar asas... Antes que o abismo me sugue! Amo-te! =) *

susaninha disse...

o abismo não te vai sugar! Compara o abismo ao papão que é terrivelmente assustador na escuridão do teu quarto, mas que ao acenderes a luz ele desparece, sem mais nem menos... não estarás a ver um abismo que no fundo é apenas fruto do teu medo pelo desconhecido? =) * amo-te mana

Unknown disse...

Tantos "amo-tes", tantas dúvidas, e tão poucas certezas. Moças arreliem-se!! A vida é curta pa pensaramos no Ontem, se o que nos interessa é o Amanhã!! Se nao dermos um mergulho no escuro por medo, entao nunca iremos conhecer-nos, nem conhecer a felicidade, que pode estar do outro lado. Pa frente é que é caminho...porra!!XD:P

Unknown disse...

Ok..ando a escrever mal como a porra, é: "pensarmos" e não, "pensaramos". beijocas