20070704

Saudade...



Saudade: (alter. De soedade ou soidade, do latim soetate), s. f. mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou acções; pesar; nostalgia; pl. cumprimento a uma pessoa ausente; lembranças.


Estar dividida entre duas cidades faz com que eu viaje entre cada uma delas e que cada um delas deixe um pouco de si naquilo que sou…
Nos transportes, as pessoas agitadas percorrem a cidade, e na ruidosa confusão da correria estão absorvidas nos seus problemas, a maioria delas amarguradas, sérias, sisudas, outras em pares apaixonadas e felizes momentaneamente… As pessoas nem observam o que as rodeiam, as outras tantas que entram e que saem, as que viajam sozinhas e as que estão sempre acompanhadas, nada disso, apenas olham para si mesmo… Às vezes gostava de saber o que elas pensam e o que as deixam assim com um olhar tão vago e tão triste…
É interessante ver os pormenores que mudam nas cidades que atravesso! Talvez para quem ali passe todos os dias essas transformações sejam insignificante ou pouco percebidas, mas para mim que estou longe, e que cada imagem fica marcada naquilo que sou (acrescentando o tempo que estou sem passar nos mesmos locais), deixa-me mais desperta a estas mudanças que para mim são tão evidentes…

[As pessoas continuam tão absorvidas em si mesmas que não vêem mais nada]

Quando estou longe durante um tempo e regresso, e revejo os diferentes grupos de amigos o tempo nunca chega para estar com todos… Rever os amigos, as novidades para contar, os acontecimentos que foram decorrendo nos quais não pude estar presente, aqueles abraços profundos de saudade, faz com que cada segundo que eu esteja com eles seja absorvido ao máximo, seja aproveitado como “se não houvesse amanhã”; faz com que me sinta sempre presente, apesar da distância que nos teima em afastar!

Por isso, a todos os meus amigos (quer estejam em Évora ou em Lisboa), desculpem por não ter todo o tempo do mundo para vocês, desculpem não poder estar presente nalguns momentos mais importantes e obrigado por serem tão especiais e tão únicos como só vocês conseguem ser…

3 comentários:

Unknown disse...

Eu sempre disse que tinhas um talento inato para a escrita, e aí está a prova! Um grande texto, muito bem escrito, que dá vontade de continuar a ler o resto que tens para dizer sobre as pessoas e as coisas que te rodeiam, todos os dias, todos os momentos, a todos os instantes.
Acerca do texto, tenho uma opinião bem semelhante à tua. Vivemos num estado de "zoombismo" constante que nem nos apercebemos que temos uma vida e que essa vida deveria ser aproveitada ao máximo! Como oiço muitas vezes pela boca desse outro grande poeta, Carlos Luanda, A vida é como uma vela, quando se apagar, acaba tudo.Por isso é que temos a noção, nós que estamos longe e em constante mudança de lugares (Évora-Lisboa / Beja-Albufeira) estejamos despertos para como as pessoas estão fechadas sobre si mesmas como conchas e de lá não saiem com medo de não sei quê. Sabemos que a vida não é fácil, não é nem nunca vaiser, mas tenho a certeza que se pudermos passar a vida na companhia dos amigos e da familia, os momentos mais dificeis da vida, passam mais depressa, porque são eles a nossa força.
Minha amiga, mesmo cá em baixo, mas em baixo mesmo! Não te esqueço! P.s.- Ainda vais dar uma grande escritora! ;) beijinhos

Anónimo disse...

Ai a minha mana =) Como tu consegues pôr no papel o que vai na alma de todos... Este semestre foi esquisito.. Todos separados, pouco tempo para tarmos juntos =( Mas daqui a pouco tá ai Setembro e aí... Aí ninguém nos pára! Todos juntos de novo! E aos meus amigos de cá e de lá dedico as tuas palavras! (Susaninha... Quem me dera ter um pouco da tua serenidade!) * Carminho

Anónimo disse...

Ola maninha =)

Amor, cumplicidade, respeito, intimidade, paredão... haverá mais palavras adequadas que descrevam a nossa relaçao? Penso k haverao mts mais, mas neste momento foram estas que encontrei...

Sim, é vdd que temos vidas diferentes, é vdd k escolhemos percursos distintos...e que neste momento, nos encontramos em etapas de vida um pco diferentes, tu no mundo universitario, eu a começar no mundo do trabalho, mas nada disto nos vai separar, nada disto vai impedir de estarmos juntas e dar akeles passeios que sao só nossos =) pk por mais k estejamos ocupadas, NUNCA perdemos o nosso tempo :$

Mana, mais uma vez OBRIGADA por estares smp presente em todos os momentos da minha vida... seja pessoalmente fisico seja pessoalmente virtual :p

ADORO-TE MUITO IRMÃ =D