20080808

Orgulho...


Hoje viajei pelo sul, pelo meu Alentejo... E enquanto atravessava aquelas planícies e observava o restolho dourado, falava com o orgulho dos costumes típicos alentejanos... Também tenho boas vivências no norte e aspectos nortenhos que adoro acima de tudo, o que me deixa muito dividida quando me perguntam de que região gosto mais!
Partindo, como base, de um
anúncio a uma marca de azeite (devia receber alguma comissão pela publicidade que aqui estou a fazer), adaptei algumas palavras para lhe dar uma diferente conclusão:

Dando uso à vista…
Temos a luz de Lisboa…
Temos as encostas do Douro… do Tejo e do Alentejo…
Temos a calçada dos passeios… os azulejos da parede…
Estimulando o ouvido…
Temos o choro da guitarra e o pranto do fadista…
Temos os pregões das mulheres do bulhão e a pronúncia de norte a sul…
Temos a fúria de espuma das ondas e o grito do golo…
Provocando o tacto…
Temos o sol de Inverno a bater na cara…
Temos o barro a ganhar forma entre os dedos…
Temos o rosto queimado da minha mãe e a mão áspera do meu pai…
Temos tudo isto… E ainda temos o gosto… temos a nossa gastronomia única e saborosa…

Então se temos tudo isto porque ainda não parámos de lamentar os ordenados, os aumentos dos impostos, o mau atendimento do sector público? Ás vezes parece que só nos orgulhamos de ser Portugueses nos campeonatos de futebol…

Se temos tudo isto, eu vou orgulhar-me de estar em Portugal…

1 comentário:

Sol disse...

LOL Não abuses! Eu tb gosto mt de Portugal, sem dúvida! Dos costumes, do Tejo e do Alentejo (Évoraaaaaaaaaa) mas... Nós não comemos os costumes, nem as mãos do pai e da mãe. É por isso que eu prefiro ser das que, às vezes, se queixam. Queixo-me de anos de estudo para ir ganhar uma miséria e ser explorada, queixo-me pq todos os dias a injustiça nos passa pela frente e não há como fugir dela. Queixo-me pq até aqueles que têm orgulho acabam por ter que fugir daqui... (E sim, eu sei q a parte espanhola da minha pessoa me torna suspeita mas tu sabes que, lá no fundo, estou mais portuguesa que eu sei lá...)! =) *