20080212

Expectativa vs. Desilusão...


Expectativa – s.f., esperança baseada em supostos direitos, probabilidades ou promessas; esperança; probabilidade; expectação.

Não consigo acreditar que as pessoas possam mudar de um dia para o outro. Acredito na mudança, sim, mas quando esta mudança é gradual, vai surgindo com o passar do tempo, e que se verifica sobretudo quando conhecemos as experiências pelas quais as pessoas vão passando e que as levam a essa mesma mudança.
A partir do momento que conhecemos uma pessoa, começamos por criar na nossa mente um perfil imaginário de modo a que sempre que esta pessoa se comporte de determinada maneira, se enquadre no perfil por nós delineado… Criamos a famosa expectativa… Achamos que a pessoa é previsível e a nossa ideia ali fica… até chegar por fim a desilusão…

Desilusão – s.f., perda de ilusão; desengano; decepção.

Talvez esteja a ser dura demais, mas no fundo, parte da culpa desta desilusão é nossa… é de quem cria aquele perfil imaginário e espera que os outros sejam previsíveis, de acordo com a imagem que nós criamos, sem respeitar a essência da outra pessoa!
Antes de chegar ao pé de uma pessoa e dizer “tu desiludiste-me” vou fazer um esforço especial para pensar “espera lá, afinal de contas eu é que pensei que ele(a) fosse reagir assim”...


2 comentários:

poeta_rural disse...

a vida, por vezes, faz-nos sonhar demasiado alto para que a queda seja maior e, assim, talvez aprendamos com a dor dessa mesma queda...e deixemos de ter expectativas tão altas

Sol disse...

É aquela história maluca das pessoas pa nós começarem do 0 ou do 100. Tu és como eu. Começa tudo no 100 e, às vezes, a descida é tão grande que não há nada a fazer... Desilusão... Mesmo.