20060914

Desiderata...

Esta longa passagem vale a pena ler e no fim reflectir... Simples e perfeita...

"Vai serenamente por entre a agitação e a pressa e lembra-te da paz que pode haver no silêncio. Sem seres subserviente, mantêm-te tanto quanto possível em boas relações com todos. Diz a tua verdade calma e serenamente e escuta com atenção os outros mesmo que menos dotados e ignorantes. Também eles têm a sua história. Evita as pessoas barulhentas e agressivas. São mortificações para o espírito. Se te comparas com os outros podes tornar-te presunçoso e melancólico, porque haverá sempre pessoas superiores e inferiores a ti.

Apraz-te com as tuas realizações e com os teus planos. Põe todo o teu interesse na tua carreira, ainda que ela seja humilde. É um bem real nos destinos mutáveis do tempo. Usa de prudência nos teus negócios porque o mundo está cheio de astúcia. Mas que isso não te cegue ao ponto de não veres virtude onde ela existe. Muitas pessoas lutam por altos ideais e em todo o lado a vida está cheia de heroísmo. Sê fiel a ti mesmo. Sobretudo não simules afeição nem sejas cínico em relação ao Amor porque em face da aridez e do desencanto ele é perene como a relva. Toma amavelmente o conselho dos mais idosos renunciando com graciosidade às ideias da juventude, educa a fortaleza de espírito para te salvaguardares numa inesperada desdita. Mas não te atormentes com fantasias. Muitos receios surgem da fadiga e da solidão. Para além se uma disciplina salutar sê frontal, frontal contigo mesmo.

Portanto vive em paz com Deus. Seja qual for a ideia que Dele tiveres. E quaisquer que sejam as tuas lutas e aspirações na ruidosa confusão da vida, conserva-te em paz com a tua alma. Com toda a falsidade, escravidão e sonhos desfeitos o Mundo é ainda maravilhoso. Sê cauteloso. Luta para seres feliz."

Sem mais palavras...

3 comentários:

Anónimo disse...

Ainda não tenho um texto para comentar o teu texto mas brevemente o farei. lol beijinhos

Anónimo disse...

"Apraz-te com as tuas realizações e com os teus planos. Põe todo o teu interesse na tua carreira, ainda que ela seja humilde. É um bem real nos destinos mutáveis do tempo. Usa de prudência nos teus negócios porque o mundo está cheio de astúcia. Mas que isso não te cegue ao ponto de não veres virtude onde ela existe. Muitas pessoas lutam por altos ideais e em todo o lado a vida está cheia de heroísmo. Sê fiel a ti mesmo. Sobretudo não simules afeição nem sejas cínico em relação ao Amor porque em face da aridez e do desencanto ele é perene como a relva. Toma amavelmente o conselho dos mais idosos renunciando com graciosidade às ideias da juventude, educa a fortaleza de espírito para te salvaguardares numa inesperada desdita. Mas não te atormentes com fantasias. Muitos receios surgem da fadiga e da solidão. Para além de uma disciplina salutar sê frontal, frontal contigo mesmo."

São palavras que nos fazem pensar o quanto a vida é importante, que nos fazem pensar no que é importante e no que é fútil. A humildade, no trabalho ou no amor é fulcral para que se mantenham durante muito tempo entre nós. Lutar por ideais, é acreditarmos em nós. A vida não tem heroísmo, e peço desculpa pela discórdia, a vida não tem heroísmo nenhum, mas tem momentos bons, de sorte, e milagres. Milagres da vida, de Deus, que de vez em quando nos lembra que na vida real, não é bem como nos filmes. Na vida real existem os maus e os menos maus. Os bons nunca são bons, e os maus nunca são verdadeiramente maus. É um antitese do que disse anteriormente, mas é assim mesmo, a vida. Em relação ao Amor, tenho de concordar plenamente com o texto porque o pior que existe no amor é a falsidade de sentimentos, de afeições, e o cinismo. Se amas verdadeiramente alguém então abre o teu coração e diz-lhe o que pensas. O medo de nao sermos correspondidos, muitas das vezes inibe-nos de avançarmos. Mas se amamos realmente, avançemos então, abra-se o coração e liberte a alegria do Amor. O amor é lindo, é único e quando assim é não o podemos largar, nunca. Se há coisa que não quero largar é este amor. Por amor sofre-se, por amor, chora-se. Por amor ri-se. Por amor, faz-se tudo.
A solidão e fantasias não concretizadas, é uma ameaça. Não se pode atormentar, temos de ser fortes. A idade e a experiência são muitas das vezes solução para nós, o que foi problema para os outros mais velhos. Frontalidade, homestidade, humildade, perante os outros e perante nós, seremos sempre, mas sempre pessoas melhores, amamos melhor e sabemos respeitar melhor, sabemos escutar melhor, ver melhor, chegamos a Deus, melhor...

Mónica disse...

Foi o teu pai k me disse para lê-lo..no dia em que estavamos a pintar o quarto do teu irmão,mas foste tu que mo mostras-te.....e lembras-te no sofá da tua sala "n se deve falar da boca para fora, dizer, fiz e disse", tb foi o teu pai..mas tu relembras-te-me do texto..obrigada, cresci....